Spark™

Clear Aligner System concebido para as necessidades dos ortodontistas

Spark™

Aparelhos de contenção Spark™

Consvebidos paramanterem sorrisosfantásticos

Aparelhos de contenção Spark™

Damon Ultima™

O primeiro verdadeiro sistema de expressão completa

Damon Ultima™

Ormco™ Digital Bonding

Excelência clínica com tecnologia digital

Ormco™ Digital Bonding

Symetry™

Sólido | Estético | Fácil Descimentação

Symetry™

DEXIS™ IOS

Scanners intra-orais

DEXIS™ IOS

Brackets

Qualidade e valor em cada bracket que desenvolvemos

Brackets

Arcos

Arcos de alta qualidade que proporcionam resultados consistentes e previsíveis

Arcos

Bandas

A última palavra em anatomia

Bandas

Tubos Molares

Tubos para uma adesão excecional

Tubos Molares

Compósitos e Cimentos

Máxima fixaçãocom a maior comodidade

Compósitos e Cimentos

Dispositivos Intra/extraorais

Desenho inteligente, fácil e eficaz

Dispositivos Intra/extraorais

Productos Horizon

É um verdadeiro prazer para nós apresentar-lhe a nossa gama de produtos auxiliares.

Productos Horizon

Contação

Maximum convenience for you maximum comfort for your patients

Contação

Todos os produtos

Explorar todos os produtos

Todos os produtos

RELATÓRIO DE CASO

Damon Ultima™: maloclusão de Classe II, subdivisão 2, com apinhamento significativo no maxilar e na mandíbula

Um paciente de 14 anos, do sexo masculino, apresentava uma maloclusão de Classe II, subdivisão 2, com apinhamento significativo no maxilar e na mandíbula. O perfil facial era convexo, com uma mandíbula ligeiramente retraída e tendência para mordida profunda. Mediu-se a inclinação normal dos primeiros incisivos superiores e inferiores, notando-se um lábio superior e inferior saliente. A forma da arcada apertada com segmentos bucais reduzidos deu origem a um sorriso estreito e a corredores bucais escuros. Em conjunto com um arco do sorriso invertido devido à erupção insuficiente dos incisivos, estes fatores resultaram num sorriso esteticamente desagradável.

ANTES
DEPOIS

Dr. Steinhof*, Hungria

O Dr. Steinhof, da Saint Lucas SPA Dental, é especialista em sorrisos e proporciona aos pacientes confiança na saúde e na estética. O seu trabalho é pautado pela precisão e perfeição. A sua prioridade é permitir que os pacientes tenham uma visão geral do seu tratamento ortodôntico.

Ele fornece aos pacientes diferentes alternativas para que tenham a oportunidade de tomar uma decisão ponderada. Durante o tratamento, concentra-se em garantir a eficácia de cada procedimento, reduzindo a dor sentida e, em simultâneo, o tempo que os pacientes passam na cadeira.

Especializou-se no tratamento de problemas ortodônticos e das articulações temporomandibulares. Conhece e aplica várias técnicas diferentes nos seus tratamentos ortodônticos, prestando especial atenção à harmonia facial e à proteção das articulações mandibulares.

Participa regularmente em conferências e cursos na Hungria e no estrangeiro. Desde 2012 que dá aulas a ortodontistas sobre o sistema de dispositivos auto-ligados e a sua potencial aplicação.

Objetivos/plano

Os objetivos eram criar espaço e manter a posição dos incisivos superiores, melhorar o arco do sorriso através da erupção dos incisivos e desenvolver os segmentos posteriores para obter um maior comprimento do arco, bem como a melhoria da largura do sorriso. A resolução do apinhamento através do desenvolvimento do arco com um controlo de torque adequado era um dos principais objetivos, uma vez que o avanço dos incisivos e o aumento do ângulo afetariam a estética do sorriso e resultariam num lábio mais evidente. Um plano de não extração foi escolhido utilizando o sistema PSL Damon Ultima com arcos Ultima, juntamente com a utilização de turbos de mordida anteriores e elásticos de baixa força para corrigir atempadamente a mordida profunda e a maloclusão de Classe II.

Planeamento do tratamento

Foram escolhidos brackets Damon Ultima com torque variável para este caso: torque neutro em U2-2 e L1 e L3, torque com proclinação em U3, torque com retroinclinação em L2 devido ao apinhamento e ao objetivo de controlo de torque. Todos os dentes permanentes tinham brackets e a mordida estava desarticulada. Os brackets U2-2 foram posicionados mais alto na vertical, para melhorar o arco do sorriso.

Progressão do caso

Fase 1

Os arcos iniciais U 0,014 CuNiTi Ultima e L 0,013 CuNiTi Ultima foram fixados sem os segundos molares. Foram colocados botões em U2 através da ligação indireta a uma mola helicoidal que abrangia apenas metade da largura do bracket. Cementámos turbos de mordida anteriores em U1.

Após um mês, começámos a utilizar elásticos 3/16 de 2 oz. de Classe 2 de U3 a L5 a tempo inteiro. A mola helicoidal em U2 foi posicionada para abranger metade da largura do bracket e ativada para rodar os dentes. Após 2 meses, foi possível colocar os brackets de torque neutro em U2. Os arcos foram trocados quatro semanas depois por arcos 0,018 CuNiTi Ultima U/L e parámos de utilizar elásticos. Após 4 meses de tratamento, os arcos foram trocados por arcos CuNiTi Ultima U/L com 0,014″ x 0,0275″ de tamanho, estendendo-se até U/L7.

Observações: no final da fase 1, a maioria das rotações tinha sido corrigida e o desenvolvimento do arco estava a progredir bem. O apinhamento tinha sido resolvido e eram visíveis espaços devido ao desenvolvimento do arco com o primeiro arco retangular. Além disso, foi observado controlo de torque primário. Estas alterações ocorreram num espaço de seis meses.

1M
0.014
CuNiTi Ultima U/L

2M
0.014
CuNiTi Ultima U/L

3M
0.018
CuNiTi Ultima U/L

4M 0.014×0.0275
CuNiTi Ultima U/L (COLOCAÇÃO)

6M 0.014×0.0275
CuNiTi Ultima U/L
(RETIRADA)

Fase 2

Durante esta fase, os arcos foram trocados por arcos CuNiTi Ultima U/L com 0,018″ x 0,0275″ de tamanho e foram utilizados elásticos entre os dentes de trás e os ganchos crimpáveis para evitar a formação de espaços. Os elásticos foram trocados por elásticos verticais noturnos para ajudar com a erupção dos incisivos superiores. Para o efeito, removeram-se os turbos de mordida anteriores e moveu-se a desarticulação para a área posterior, em U7. Alguns brackets foram reposicionados após o controlo radiográfico panorâmico.

Observações: a forma da arcada melhorou substancialmente em termos de formato e largura. Os torques variáveis permitiram que os arcos Ultima expressassem o desvio e as alterações ao torque ficaram muito próximas dos objetivos finais. Isto ocorreu em 3 meses.

Fase 3

Os arcos de finalização foram TMA Ultima com 0,018″ x 0,0275″ de tamanho na arcada superior e TMA Ultima com 0,018″ x 0,0275″ de tamanho na arcada inferior. O paciente foi visto em intervalos de quatro semanas para ajustar os arcos e as dobras ligeiras em UL6 e U2, seguido de elásticos de Classe 2 e frontais para obter a oclusão adequada.

O plano de retenção incluiu aparelhos de contenção fixa em U2-2 e L3-3 e aparelhos de contenção Essis U/L. Recomendámos a remoção do dente do siso.

Observações: a fase final deste caso foi bastante simples devido aos poucos ajustes necessários nos arcos. A correção atempada das rotações e da inclinação axial, juntamente com a aplicação de torque proporcionada pela gama de arcos Ultima, fez com que os dentes chegassem à posição final mais rapidamente. Isto ocorreu em 2,5 meses.

Visão geral

Este caso é uma visão geral dos resultados da utilização de torques variáveis com o sistema PSL Damon Ultima, em conjunto com o desenvolvimento significativo do arco, para corrigir uma mordida profunda com maloclusão causada por apinhamento significativo.

A posição e o ângulo dos incisivos superiores foram mantidos devido ao desenvolvimento significativo do arco posterior e ao excelente controlo de torque anterior. No geral, o paciente cooperou bastante durante a utilização dos elásticos do início ao fim do tratamento, mas houve muitos problemas em termos de higiene oral. Do ponto de vista da eficiência clínica, o paciente teve 11 consultas de tratamento num espaço de 12 meses.

Lições aprendidas

Após a análise deste caso, a seleção adequada do torque variável teria ajudado a atingir a posição final com eficiência: atualmente, já não utilizamos torque neutro para obter o controlo de torque perfeito. Como este caso fazia parte de um estudo, o paciente foi visto em intervalos de quatro semanas. Se o paciente tivesse sido tratado sem recorrer ao protocolo de quatro semanas, poderíamos ter reduzido o número de consultas para 8. Para obter um melhor sorriso, a mudança de desarticulação anterior para posterior tem de ser feita mais cedo.

Conclusões

A slot dos brackets Ultima é uma slot em forma de paralelogramo e encaixa no arco Ultima – um arco retangular com um bordo arredondado – para permitir um encaixe direto ao nível dos pontos de contacto horizontais e verticais. Este desenho elimina virtualmente a folga, resultando num controlo preciso da rotação, do ângulo e do torque.

Os brackets Damon Ultima e o sistema de arco melhoraram significativamente o controlo na dimensão de primeira ordem, começando pela fase de tratamento com o arco de 0,014″ x 0,0275″. A grande eficiência dos arcos retangulares com bordos arredondados Damon Ultima com 0,018″ x 0,0275″ de tamanho e da slot em forma de paralelogramo dos brackets Damon Ultima no controlo de torque de terceira ordem também foi notória.

A obtenção atempada do controlo de primeira ordem e do controlo de torque adequado com o segundo arco retangular aumenta a eficiência clínica e tem o potencial de reduzir o tempo de tratamento dos pacientes tratados com este aparelho PSL fixo.

Tem interesse em saber mais sobre o Damon Ultima?

MKT-24-0805

* O Dr. Steinhof é um consultor pago pela Ormco. As opiniões expressas são as do Dr. Steinhof. A Ormco é um fabricante de dispositivos médicos e não concede aconselhamento médico. Os clínicos devem usar o seu próprio julgamento profissional no tratamento dos seus pacientes.