RELATÓRIO DE CASO
RELATÓRIO DE CASO
Uma paciente de 27 anos apresentava uma maloclusão de classe III, um apinhamento de 15 mm da arcada superior, mordida aberta anterior, mordida cruzada lateral e uma classificação ABO total de 29. O perfil facial era reto, com uma mandíbula retraída. Os incisivos superiores e inferiores estavam retroclinados. Observou-se uma ausência extrema de suporte da face média. Arcadas dentárias apertadas deram origem a um sorriso estreito e a corredores bucais escuros. Não foi realizada qualquer investigação miofuncional, dado que o assunto não foi considerado na altura.
O Dr. Coca começou a trabalhar com base na filosofia Damon em 2016. Para o Dr. Coca, este caso foi uma curva de aprendizagem e é por esse motivo que considera que é importante partilhar a sua própria experiência, na esperança de que outros colegas que leiam este artigo beneficiem de uma experiência melhor.
O Dr. Claudiu Coca é um ortodontista de renome, com uma vasta experiência em ortodontia e ortopedia dentofacial. Formou-se em 2000 na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Medicina e Farmácia Carol Davila em Bucareste, na Roménia. Em 2001, o Dr. Coca iniciou a sua carreira académica como Assistente no Departamento de Ortodontia e Ortopedia Dentofacial na mesma instituição.
Até 2004, especializou-se em ortodontia e ortopedia dentofacial, tendo progredido na sua carreira académica para o cargo de Professor Assistente de 2005 a 2008. Durante este período, continuou a dar aulas na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Carol Davila.
O Dr. Coca tem sido um utilizador ativo do sistema de brackets Damon desde 2010 e incorpora a filosofia Damon na sua clínica desde 2016. Tem mais de 600 casos ortodônticos utilizando o sistema da filosofia Damon no seu currículo, todos os quais foram monitorizados com fotografias.
Considerando o princípio “Face First Orthodontics” (ortodontia com a face em primeiro lugar), o principal objetivo era aumentar o suporte da face média. Para alcançar isso, foi necessário desenvolver o maxilar superior, corrigir a mordida cruzada e alinhar os dentes. Fechar a mordida aberta foi um objetivo secundário.
O princípio ortodôntico pessoal do Dr. Coca é “Biology First Orthodontics” (ortodontia com a biologia em primeiro lugar), o que significa que se deveria recorrer ao mínimo de intervenção possível na biologia: sem extrações, sem desgaste (“stripping”), sem dispositivos de ancoragem temporários (TADs), sem corticotomia e sem expansor palatino rápido (RPE). Devido aos requisitos faciais, também foi considerada uma opção de tratamento sem extração.
Como o tratamento foi iniciado em 2017 e a paciente preferia uma opção de brackets menos visível, foram utilizados brackets Damon Clear. Foram selecionados caninos superiores de torque alto e incisivos superiores de torque baixo, de modo a proporcionar o melhor controlo de torque possível para o desenvolvimento da arcada superior. Para a arcada inferior, não houve informações sobre outras escolhas de brackets. Foram aplicados Bite Turbos nos segundos molares superiores.
O que é que o Dr. Coca abordaria de forma diferente:
Observações:
Observações:
Observações:
Observações:
Os resultados não são satisfatórios a paciente está a perder interesse no tratamento. O Dr. Coca e a paciente concordam em manter o tratamento durante mais 6 meses e parar em seguida, independentemente do resultado.
Observações:
Os dentes estão numa boa posição e o osso remodelou-se.
Observações:
Observações:
O caso foi desafiante, com problemas em todas as 3 direções de espaço e um enorme apinhamento para complementar. A paciente foi extremamente cumpridora, com uma ótima higiene geral.
Do ponto de vista clínico, este foi um caso que se desenrolou durante 5 anos e meio, com mais de 30 consultas clínicas.
As alterações faciais são impressionantes, tendo em consideração que tudo foi feito no âmbito da ortodontia simples e não se recorreu a qualquer ortopedia, TADs ou cirurgia.
O Dr. Coca considera que uma melhor compreensão biomecânica sobre a gestão do apinhamento extremo e a gestão do torque teria reduzido o tempo de tratamento.
Na experiência do Dr. Coca, se for alcançada uma gestão adequada das forças, a remodelação óssea pode ocorrer e a ideia da limitação óssea pode ser, pelo menos, desafiada.
A normalização dos padrões de comportamento muscular ao engolir e no estado passivo é fundamental não só para resolver a mordida aberta e a mordida cruzada, mas também para contribuir para a estabilidade dos resultados.
O Dr. Coca acredita que, com base na experiência e nas aprendizagens atuais, poderia ter finalizado esse caso em até 3 anos.
Este caso constituiu uma curva de aprendizagem para o Dr. Coca, reformulando a sua perceção sobre forças baixas, baixa fricção (também conhecido como filosofia Damon) e também sobre o poder da terapia miofuncional na ortodontia.
O bracket Damon Ultima™ é uma peça de engenharia impressionante que, com uma utilização adequada, pode fornecer uma excelente precisão num curto intervalo de tempo.
Os limites ósseos clássicos podem ser desafiados com qualquer sistema ortodôntico que permita que forças contínuas baixas se expressem e é neste ponto que a família de produtos Damon System™ brilha.
A capacidade do ortodontista para melhorar significativamente a qualidade de vida dos seus pacientes é verdadeiramente notável, em três perspetivas:
MKT-24-1634
*O Dr. Claudiu Coca é um consultor pago pela Ormco. As opiniões expressas são as do Dr. Claudiu Coca. A Ormco é um fabricante de dispositivos médicos e não dispensa aconselhamento médico. Os clínicos devem usar o seu próprio julgamento profissional no tratamento dos seus pacientes.