RELATÓRIO DE CASO
RELATÓRIO DE CASO
Este artigo descreve um protocolo de tratamento previsível com alinhadores transparentes spark, num paciente em crescimento com classe ii associada a sobremordida.
O protocolo de tratamento estabelecido para este paciente incluía movimentos recíprocos: distalização sequencial dos molares superiores, associada à protrusão dos incisivos superiores. É importante ressaltar que o objetivo, neste caso, era evitar a inclinação dos incisivos superiores (proclinação) e realizar movimento para vestibular (amplitude de 4,5 mm) para auxiliar e ganhar o espaço necessário para a erupção do canino. Com o objetivo de evitar o desajuste do alinhador durante o tratamento, simultaneamente à protrusão foi aplicado aos dentes um torque radicular de 2 graus por alinhador durante aquele movimento específico.
Para garantir uma boa oclusão entre os molares, o Dr. Iván Malagón planeou a constrição e rotação palatina distal no dente 1.6 (auxiliado por attachment vertical biselado a mesial) e aplicando 12 graus de compensação de torque radicular ao dente 2.6 (planeando os movimentos a partir da raiz com o software SPARK).
Uma dica importante que o Dr. Malagón compartilha com esse caso é o fato de evitar a colocação de pônticos, que nesse caso seria guia de erupção por se tratar de um paciente em crescimento, até que haja espaço suficiente. Essa é uma vantagem, pois o material TruGen estará em contato próximo com a face mesial de 1.4 e a face distal de 1.2 e, como consequência, haverá um controle ideal da inclinação desses dentes.
Etapa inicial Aprovador
Fim da Fase 1
Etapa 1 do Refinamento
Resultado final
Na arcada inferior, a intrusão anterior foi planeada junto com a proclinação e na posterior foi aplicada a extrusão dos dentes e, para isso, foram colocados attachments biselados horizontais nesses dentes para extrusão.
Etapa inicial Aprovador
Fim da Fase 1
Etapa 1 do Refinamento
Resultado final
Ao terminar o conjunto primário de alinhadores, o espaço necessário para a erupção dos caninos já havia sido alcançado e durante o tratamento eles já erupcionaram e estavam quase alinhados, necessitando apenas de extrusão nos caninos superiores.
Os movimentos de refinamento planificados na segunda fase foram os de extrusão dos caninos superiores (elásticos cruzados do palato dos caninos superiores à vestibular dos primeiros pré- molares inferiores), extrusão dos primeiros molares superiores e verticalização dos segundos molares inferiores (elásticos verticais), intrusão (attachments biselados em oclusal) e hipercorreção do torque dos incisivos superiores.
No final do tratamento fica claro que o protocolo de tratamento estabelecido foi bem sucedido no que diz respeito à posição final do dente e também na avaliação da resposta dos tecidos moles ao tratamento ortodôntico e na correção do perfil facial do paciente desde sua convexidade inicial. Com o protocolo de tratamento do Dr. Malagón, foram evitadas não só as extrações neste caso, mas também a redução interproximal, pois todo o espaço necessário foi alcançado com movimentos como distalização, protrusão (superior), proclinação (inferior) e também expansão.
Os alinhadores SPARK foram a melhor opção porque o Dr. Iván Malagón aproveitou a flexibilidade do software SPARK Approver para aplicar seus protocolos em termos de sequência de movimentos e seleção de attachments, para obter uma boa resposta de todos os tecidos periodontais e evitar extrações que poderiam alterar negativamente o perfil do paciente.
* O Dr. Iván Malagón é um consultor remunerado da Ormco. As opiniões expressas são as do Dr. Iván Malagón. A Ormco é um fabricante de dispositivos médicos e não presta aconselhamento médico. Os médicos devem usar o seu próprio discernimento profissional no tratamento dos seus doentes.