RELATÓRIO DE CASO
RELATÓRIO DE CASO
Este artigo descreve um tratamento com alinhadores spark num paciente de 14 anos com ddm moderada (desarmonia dento-maxilar), arcos estreitos e hiperdivergência das bases ósseas.
Apaixonado pela ortodontia, Pierre-Antoine Dian investe muito em sua profissão tentando se manter atualizado com todos os novos avanços tecnológicos. A sua prática clínica é orientada para a eficiência, para simplificar tratamentos e reduzir tempos de tratamento.
Inicialmente o protocolo de tratamento foi o desenvolvimento transversal dos arcos (>2mm) a fim de corrigir a DDM (desarmonia dento-maxilar) com o seguinte protocolo:
Além disso, recortes de botões no 36, 46 e ganchos no 13, 23 foram colocados com o objetivo de usar elásticos classe II (4,5 Oz 1/4‘‘). Um salto antero-posterior de 1 mm foi prescrito para simular o crescimento mandibular do paciente. O Dr. Dian optou por um SPARK 20 com 20 alinhadores ativos e TruGEN como material.
Final position of the primary order
Position 1 of the refinement
Frontal position 1 of the refinement
Left position 1 of the refinement
Observamos nas fotos que a extrusão de 2.2 não foi totalmente expressa no final da primeira série de alinhadores, apesar da colocação de um attachment com bisel gengival.
Uma vez que os incisivos laterais superiores, devido à sua anatomia, apresentam retenção reduzida: o movimento de extrusão é um dos mais difíceis de realizar. Para isso, o Dr. Pierre- Antoine Dian aconselha, neste caso, a optar pela técnica „Hamac“ durante a fase de refinamento.
Esta técnica começou duas semanas antes do final do tratamento e consiste na colocação de botões vestibulares e palatinos duplos sobre o dente em questão, após ter previamente recortado no alinhador e fixado um elástico em „Hamac“ (Impala 6 Oz, 3/ 16‘‘) para ajudar na extrusão e melhorar o ajuste do dente no alinhador (ver fotos abaixo). O refinamento incluiu 7 alinhadores ativos com TruGEN XR como material.
N.B: Os elásticos de classe 2 continuaram a ser usados durante a fase de refinamento para assistir com o potencial de crescimento do paciente.
No final do tratamento, apenas 8 meses depois, a análise cefalométrica de controlo mostra uma melhoria nos eixos incisivos, apesar da correção de uma DDM moderada.
Os alinhadores SPARK permitiram, portanto, ao Dr. Pierre-Antoine Dian obter uma boa expansão dos arcos, perfeito controlo de torque e resolução do apinhamento anterior graças aos protocolos utilizados e à previsibilidade dos movimentos, assim como a flexibilidade proporcionada pelo software Approver.
* O Dr. Pierre-Antoine Dian é um consultor remunerado da Ormco. As opiniões expressas são as do Dr. Pierre-Antoine Dian. A Ormco é um fabricante de dispositivos médicos e não presta aconselhamento médico. Os médicos devem usar o seu próprio discernimento profissional no tratamento dos seus pacientes.